vá para conteúdo
substrato

Terra, solo e substrato: tudo que você precisa saber para melhorar o seu cultivo caseiro!

Até quem nunca cultivou, sabe que as plantas precisam de algum tipo de terra para sobreviver e se desenvolver. Ela é um elemento muito importante em qualquer cultivo. Vamos deixar de lado a hidroponia por enquanto, ok? 

A terra, como conhecemos popularmente, é o meio em que as plantas vão se acomodar, fixando direitinho suas raízes para beberem água e se alimentarem dos nutrientes que precisam. O processo é quase idêntico para os mais diversos tipos de planta, até mesmo as grandes árvores trabalham assim. 

A confusão começa quando vamos falar desse meio, já que existem muitos termos e conceitos que acabam dificultando o nosso entendimento. O que é terra? De onde vem? Quantos tipos existem? O que é substrato? Pode ficar tranquilo que vamos te explicar tudo isso de forma bem simples. 

Aquilo que conhecemos popularmente como terra é, na verdade, um conjunto muuuito diverso de "tipos de terra". Na verdade, são elementos e materiais onde as plantas costumam se fixar. Esse meio de sustentação pode ser de origem natural ou artificial, particulado, poroso, com grãos maiores ou menores, mineral ou orgânico, argiloso ou arenoso, Para organizar melhor tudo isso, vamos separar a noção genérica de terra em dois grandes grupos: solo e substrato.

O solo é a camadinha de terra que cobre a superfície do planeta e fica (quase) sempre em algum lugar debaixo dos nossos pés. Ele surge de um processo natural, resultado de milhões de anos de decomposição de rochas e interação com seres vivos e matéria orgânica. Vale dizer que esse material é muito diverso, variando de acordo com o local e o processo que originou aquele tipo de solo.

Ele é composto por uma parte mineral, uma parte orgânica e outra parte viva (microorganismos), e no meio dessa mistureba, também tem ar e água. Você vai encontrar esse tal de solo em praticamente qualquer lugar. É claro que na cidade fica muito mais difícil, porque tem um cobertor de asfalto/cimento em cima dele. Mas sempre tem uma pracinha pro solo respirar um pouco, né?

O substrato é a nossa tentativa humana de copiar a mãe natureza e criar um ambiente parecido com o solo natural, para que que as nossas plantas consigam se desenvolver plenamente. Ninguém (a não ser a natureza) tem milhões de anos para desenvolver a sua terra ideal. Por isso, nós agricultores (urbanos e rurais) começamos a adaptar alguns materiais e usar como substrato de cultivo. Com muito estudo, experimentos e dedicação coletiva conseguimos descobrir muitas soluções para o meio de cultivo, e não seria exagero dizer que estamos conseguindo copiar muito bem algumas das dinâmicas da natureza.

Já inventamos diversos substratos que conseguem agradar muito as nossas plantinhas e fornecer a condição ideal para cada uma delas. Por serem ecológicos, leves, baratos e eficientes os substratos se apresentam como uma excelente opção para os cultivadores urbanos, justamente porque a gente quase nunca encontra um pedacinho de solo pra plantar. Que triste, né? 

Existem muitos tipos de substrato, podendo ser de origem mineral ou vegeral. O que vale saber é que todos eles cumprem exatamente a mesma função do que o solo: fixar raízes, disponibilizar água, ar e nutrientes. É muito comum combinarmos mais de um ingrediente para chegarmos na textura ideal. Mais ou menos poroso, maior ou menor retenção de nutrientes, maior ou menor absorção de água. Depois acrescentamos algum tipo de adubo e … voilà

Os ingredientes mais utilizados são fibra de coco, turfas, perlita, vermiculita, serragem, areia, argila, palhadas, cascas ou farelos; sempre complementando com algum tipo de adubo. 

O nosso Mix de Plantio é um ótimo exemplo de substrato equilibrado. Pra chegar na mistura ideal, a gente testou muita coisa e descobriu a proporção perfeita entre turfa, perlita e Bokashi que todas as plantinhas amam. Leve, limpo, solto e cheio de nutrientes, ele chegou para simplificar o cultivo urbano - esperamos que te ajude a plantar na sua casa!

Seja no solo ou no substrato o importante é plantar sempre e cada vez mais! Bom cultivo, qualquer coisa é só chamar a gente, estamos à disposição! 

Hey, ho! Let’s Grow!

Artigo anterior Buganvília: como ter a sua própria primavera em casa!
Próximo Artigo Como escolher o local ideal para cada planta?

Comentários

Equipe Yes, We Grow - outubro 6, 2020

Olá, Regiane! Tudo bem? Que maravilha! Ficamos muito felizes com o interesse! Uma pessoa da nossa equipe de comercial vai entrar em contato com você por email! Obrigada!

REgiane TRancoso fErreira - outubro 6, 2020

Bom dia, vc vende em quantidade para empresa? Sou responsável da R Trancoso Ferreira me. Em uma empresa que que trabalha com manutenção de plantar e plantio. Estou interessada no adubo bolachi.

Deixe um comentário

Comentários serão aprovados antes da publicação

* Campos obrigatórios