vá para conteúdo
Solstício de Inverno

Solstício de Inverno

Tempo de Leitura: 3 minutos


O que é o Solstício de Inverno? 

É um fenômeno da natureza que marca o início do inverno, a estação mais fria do ano. O evento astronômico acontece por conta do movimento de rotação e translação da Terra, que faz com que o Sol ilumine os dois hemisférios de forma desigual. Durante essa época os dias são mais curtos e as noites mais longas aqui no hemisfério Sul. 

Quando ele ocorre? 

No hemisfério norte, o solstício de inverno ocorre por volta do dia 21 de dezembro. Já no hemisfério sul, que corresponde ao Brasil, o fenômeno é simétrico e ocorre durante o mês de Junho. Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia. Em 2021, o início do solstício de inverno ocorreu dia 21 de junho. 

Como o Solstício de Inverno afeta as Plantas? 

Os dias mais curtos favorecem algumas espécies, que florescem apenas quando a noite é longa, chamadas plantas de dias curtos. As baixas temperaturas também ajudam no crescimento das plantas e árvores frutíferas e ainda desfavorecem o crescimento de pragas. Outras plantas hibernam e se recarregam para um novo ciclo de vida. 


Gostou da leitura? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Artigo anterior Guia de Cultivo Completo: Nirá
Próximo Artigo Rosa do Deserto

Deixe um comentário

Comentários serão aprovados antes da publicação

* Campos obrigatórios