vá para conteúdo
Sol
Squiggly
Passo a passo de como plantar agrião

Passo a passo de como plantar agrião

Característico pelo sabor picante, o agrião é uma ótima planta para sua horta caseira. Esse belíssimo vegetal de folhas escuras vem se tornando cada vez mais popular pelo valor nutricional e medicinal. Uma bomba de vitaminas e minerais! Além de ser uma planta muito resistente, o agrião não precisa de muito espaço pra crescer. Experimente cultivar na sua casa, é rápido e fácil!

Como germinar

Pode ser germinado no local definitivo ou para transplante. Em local definitivo, espalhe as sementes por toda a superfície disponível e depois cubra com uma camada fina de terra. Mantendo o local úmido, elas devem começar a brotar em 7 dias.

Como preparar o vaso

Para se desenvolver plenamente, o agrião vai precisar de uma terra vegetal rica em matéria orgânica. Prepare um substrato adequado ou aproveite nosso Mix de Plantio orgânico. É importante utilizar um vaso com furos ou sistema de drenagem.

Como plantar

Quando o agrião apresentar dois pares de folhas, selecione as melhores mudas e transplante para o local desejado. Se já estiverem no local definitivo, deixe que se desenvolvam, o agrião não se incomoda com a superlotação de plantas.

Qual a melhor época para plantar?

O agrião é rústico e resistente, podendo ser cultivado nas diversas estações do ano. Se for plantar nas épocas mais quentes e ensolaradas, considere um local sombreado, pois o agrião não é muito fã do calor e depende de bastante água para crescer.

De que tamanho minha planta vai ficar?

O agrião pode crescer bastante, mas normalmente é colhido antes de atingir os 30cm. Como essa planta tem boa capacidade de rebrotar, vale a pena colher cedo, para que novos galhos (as ramas) se desenvolvam.

Posso plantar em vasos?

Sim, utilize qualquer recipiente, que tenha pelo menos 15cm de profundidade. O agrião necessita de muita umidade para se desenvolver. Então, considere usar uma bandeja com água sob o vaso para garantir irrigação constante. Não deixe de trocar a água para evitar proliferação de mosquitos e doenças.

Necessidade de sol

Não há muita restrição quanto à luminosidade. Com algumas horas de sol diárias, o agrião já consegue se desenvolver, sendo uma opção viável para locais sombreados, inclusive dentro de casa. Evite sol direto por muitas horas, pois o excesso de calor pode prejudicar essas plantas.

E se eu plantar direto na horta?

Por ser uma hortaliça de pequeno porte e possuir um ciclo de vida rápido, o agrião pode ser utilizado para preencher os espaços que sobraram na sua horta. Considere um espaço mínimo de 10cm de diâmetro para essa planta.

Como irrigar

O agrião é muito dependente de água e suas raízes não podem ficar secas nunca! Regue constantemente, mas evite deixar a terra completamente encharcada. A freqüência da rega pode variar de acordo com o clima e a drenagem do seu vaso/horta. 

Como faço para adubar?

Os nutrientes da terra são importantíssimos para o desenvolvimento do agrião. Recomendamos adubação semanal para manter sempre o solo fértil. Confira os nossos produtos de Nutrição Básica e Estimulante Yes, We Grow.

Quando começo colher?

Colha quando quiser! Dos primeiros brotos até as folhas maiores o agrião é sempre delicioso. Recomendamos que a colheita seja feita após 40 dias ou quando a planta estiver com 10 cm. Assim, o agrião terá plena capacidade de rebrotar.

Como devo colher?

Utilize uma faca ou tesoura para cortar o caule principal a 2 cm do solo, de modo que o agrião possa rebrotar para uma segunda colheita. Esse procedimento pode ser realizado quase que mensalmente, ou seja, você terá muito agrião fresco em casa!

Tenho que podar?

Não é necessário. Nessa planta, a colheita faz o papel da poda, permitindo que folhas mais jovens possam se desenvolver e outras novas possam brotar.

Quais outras plantas posso colocar no mesmo vaso?

Para ajudar no cultivo e complementar as receitas, plante junto com rabanetes, cebolas, cebolinha, menta e hortelã. Juntas elas crescem mais saudáveis e livres de doenças.

Quais as pragas e doenças mais comuns?

O agrião é uma planta rústica e resistente, sendo raros os casos de pragas ou doenças. Se você mantiver uma boa nutrição e irrigação constante não terá nenhum problema para cultivar essa hortaliça.

Como posso combater as pragas?

Alguns problemas da horta são naturais (clima e temperatura) e outros são estruturais (ambiente, logística e infraestrutura). Se esses problemas forem difíceis de superar e suas plantas estiverem sendo atacadas por pragas, é interessante adotar algumas medidas de prevenção e controle para continuar cultivando.

A principal medida, que ajuda todo tipo de horta, é diversificar o cultivo. Encontre novas variedades de plantas e acrescente na sua horta: cebola, alho, manjericão, coentro, alecrim, citronela e hortelã são repelentes naturais para a maioria das pragas. Então, considere ter sempre alguns plantados por perto. Outra opção interessante, é utilizar algum tipo de repelente natural. Conheça o nosso produto que pode te ajudar. 

Se o seu problema for com fungos, provavelmente, existe um desequilíbrio na umidade. Os fungos se proliferam quando o ambiente das plantas está muito quente e úmido. Evite regar nas épocas mais chuvosas e deixe suas plantas em locais arejados. É recomendável podar as primeiras folhas que apresentarem a doença para que não se espalhe.

Quanto tempo dura um pé de agrião?

Tendo em vista que esta planta pode rebrotar algumas vezes, esse tempo pode variar. Normalmente, o agrião pode ser bem aproveitado por 4-6 meses, até que sua produção comece a piorar em quantidade e qualidade. Quando essa piora for perceptível, considere plantar outra muda, para recomeçar o ciclo. Experimente na sua casa e nos diga quanto tempo durou seu agrião!

Como posso reproduzir meu agrião?

É muito fácil e rápido reproduzir o agrião. Você não vai precisar de sementes, bastando utilizar essas técnicas simples de estaquia:

Corte um dos ramos e coloque em um recipiente com água. Assim que ocorrer o enraizamento plante o agrião na terra e espere que se desenvolva.

Ciclo Fenológico

  • Fase de germinação: 7 dias
  • Sua semente irá germinar e se transformar em uma muda em 7 dias.

  • Fase de crescimento: 20 dias
  • Os ramos vão se alongando e mais folhas aparecem.

  • Fase de produção: 40 dias
  • O agrião já está bonito, algumas folhas e ramos já podem ser colhidos.

  • Fase de colheita: 60 dias
  • O seu pé já está grande, hora da colheita!

  • Fase de rebrote: 90 dias
  • Os ramos que rebrotaram já podem ser colhidos.

    Fatos Científicos

    Reino: Plantae

    Divisão: Magnoliophyta

    Classe: Magnoliopsida

    Família: Brassicaceae

    Gênero: Nasturtium

    Bom cultivo! 

    Se tiver dúvidas ou sugestões, pode contar conosco!



    Artigo anterior Como plantar bertalha
    Próximo Artigo Como plantar couve

    Deixe um comentário

    Comentários serão aprovados antes da publicação

    * Campos obrigatórios