vá para conteúdo
Sol
Squiggly
Passo a passo de como plantar tomate cereja

Passo a passo de como plantar tomate cereja

Protagonista da culinária italiana, o tomate pode ser considerado uma verdadeira estrela. Com dezenas de variedades e infinitas maneiras de prepará-lo, esse fruto conquistou o mundo com seu sabor único. Contrariando quem acredita que é preciso muito espaço para poder cultivar hortaliças, trouxemos um passo-a-passo de como plantar tomate-cereja, em qualquer cantinho que você queira preencher com um pouco de vida. Mais doce, menos ácido e do tamanho da sua mordida, o tomatinho é uma ótima opção para quem está iniciando no ramo das hortas caseiras. 

Como germinar

Pode ser germinado no local definitivo ou para transplante. Coloque de duas a três sementes, em uma profundidade de aproximadamente 1,5cm e cubra com terra. Mantendo a terra úmida, em 10 dias elas devem começar a brotar. 

Como preparar o vaso

Para se desenvolver bem, o tomate vai precisar de terra vegetal rica em matéria orgânica e minerais. Prepare um substrato adequado ou aproveite nosso Mix de Plantio orgânico . É importante utilizar um vaso com furos ou sistema de drenagem.

Como plantar

Quando o pé de tomate apresentar três pares de folhas, selecione as melhores mudas e transplante para o local desejado. Se já estiverem no local definitivo, certifique-se de que não haja competição entre duas mudas que brotaram no mesmo local, removendo uma delas se for necessário. Utilize estacas ou arames para que a planta possa se enrolar e se desenvolver melhor. 

Qual a melhor época para plantar?

O tomate cereja cresce melhor com sol e calor. Por isso, a primavera é a melhor época para começar o cultivo. Em países tropicais, onde o inverno não é rigoroso, é possível cultivar o ano todo.

De que tamanho minha planta vai ficar?

Existem dois tipos de tomateiros, o trepador e o rastejante. O tamanho da planta varia de 30 a 60 cm, sendo que a trepadeira vai crescer para cima e a rastejante para os lados.

Posso plantar em vasos?

Sim, utilize recipientes de pelo menos 30cm de profundidade para garantir um bom enraizamento. Vasos ou cestas pendentes também são uma boa alternativa pois permitem que a planta se espalhe e transborde para todos os lados.

Necessidade de sol

Os tomates gostam de bastante sol. É recomendado que a planta tenha pelo menos 8 horas de luz solar para que se desenvolva plenamente. Também é possível cultivar com luz artificial.

E se eu plantar direto na horta?

Reserve um espaço, de no mínimo 30cm de diâmetro, para que o tomateiro possa se desenvolver. Nesse caso, recomendamos conduzir o tomateiro para cima, utilizando o apoio de estacas ou grades para que a planta possa se enrolar.

Como irrigar

Regue o solo ao redor da planta e evite jogar água sobre ela. É importante manter o substrato sempre úmido, evitando que esteja seco ou encharcado. A freqüência da rega pode variar de acordo com o clima e a drenagem do seu vaso/horta.

Como faço para adubar?

O sucesso do seu tomateiro depende dos nutrientes presentes no solo. Para garantir que o seu substrato atenda as necessidades da planta, recomendamos adubação semanal. Confira os nossos produtos de Nutrição Básica e Estimulante Yes, We Grow.

Quando começo colher?

O momento ideal é quando os tomates estão bem vermelhos e se soltam facilmente do ramo. Se desejar um tomate menos maduro, faça sua colheita antes disso. Normalmente, a época da colheita é em aproximadamente 90 dias após o plantio.

Como devo colher?

A colheita do tomate-cereja dispensa o uso de ferramentas, sendo realizada preferencialmente com as mãos. Evite torcer ou puxar as vinhas para não danificar o tomateiro.

Tenho que podar?

Sim, a poda vai ajudar seu tomateiro a se desenvolver melhor. Com uma tesoura de poda, retire os ramos que estiverem muito distantes do caule principal. As folhas secas ou mortas também devem ser removidas.

Quais outras plantas posso colocar no mesmo vaso?

Quem cozinha já sabe: tomate e manjericão combinam muito bem! Na horta, isso também se aplica, já que essas plantas se ajudam mutuamente. Outra opção interessante, é cultivar cravo-de-defunto ou coentro para repelir insetos e pragas.

Quais as pragas e doenças mais comuns?

Mantendo uma boa nutrição e irrigação constante a maior parte dos problemas serão evitados. Quando há desequilíbrio no sistema as plantas podem ser afetadas por fungos ou pragas como a mosca branca, pulgões, brocas e lagartas.

Como posso combater as pragas?

Alguns problemas da horta são naturais (clima e temperatura) e outros são estruturais (ambiente, logística e infraestrutura). Se esses problemas forem difíceis de superar e suas plantas estiverem sendo atacadas por pragas, é interessantes pensar em adotar algumas medidas de prevenção e controle para continuar cultivando.

A principal medida, que ajuda todo tipo de horta, é diversificar o cultivo. Encontre novas variedades de plantas e acrescente na sua horta: cebola, alho, manjericão, coentro alecrim, citronela e hortelã são repelentes naturais para a maioria das pragas. Então, considere ter sempre alguns plantados por perto. Outra opção interessante é utilizar algum tipo de repelente natural. 

Se o seu problema for com fungos, provavelmente, existe um desequilíbrio na umidade. Os fungos se proliferam quando o ambiente das plantas está muito quente e úmido. Evite regar nas épocas mais chuvosas e deixe suas plantas em locais arejados. É recomendável podar as primeiras folhas que apresentarem a doença para que não se espalhe.

Quanto tempo dura um tomateiro?

O tomateiro é uma planta anual, o que significa que produz frutos uma única vez. O seu ciclo de vida é o ciclo de produção, ou seja, de aproximadamente 90 dias. Se desejar ter uma produção constante de tomates, é interessante ter mais de uma planta - recomendamos plantar outro tomateiro quando sua primeira planta atingir 1-2 meses de vida.

Como posso reproduzir meu tomate?

Se quiser produzir sementes, deixe que alguns tomates amadureçam bastante no pé. As sementes destes tomates estão prontas para germinação: é o começo de um novo ciclo!

Ciclo Fenológico

  • Fase de Germinação: 10 dias

Sua semente irá germinar e se transformar em uma muda em 10 dias.

  • Fase de Crescimento: 20 dias

Nesta fase, a muda vai se desenvolver e se tornar uma planta adulta.

  • Fase de Floração: 30 dias

A tão esperada florada começa no segundo mês e dura uns 30 dias.

  • Fase de Produção: 60 dias

Os primeiros tomates aparecerão e o processo de amadurecimento começará.

  • Fase de Colheita: 90 dias

Os tomates-cereja estão maduros. É hora da colheita!

Fatos Científicos

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Família: Solanaceae

Gênero: Solanum

Bom cultivo! 

Se tiver dúvidas ou sugestões, pode contar conosco!

Artigo anterior Como plantar salsinha
Próximo Artigo O que é Bokashi? Como usar?

Deixe um comentário

Comentários serão aprovados antes da publicação

* Campos obrigatórios