vá para conteúdo
bokashi

O que é Bokashi? Como usar?

Para nós da Yes, We Grow, em terra de adubo, Bokashi é rei! Com origem na tradição japonesa, bokashi significa composto orgânico. Comercializado de forma líquida ou em farelo, ele é o resultado da fermentação e decomposição de produtos de origem vegetal, animal e microrganismos eficientes. Preparamos este post para te explicar tudo a respeito desse adubo orgânico que nos impressiona por causa da sua potência nutricional e facilidade de uso. 

De que o bokashi é feito?

Ele é feito com ingredientes vegetais, animais e um "caldo vivo" de bactérias, chamadas de microorganismo eficientes, popularmente conhecidos pela sigla em inglês EM (efficient microorganisms). A combinação desses elementos juntos pode render inúmeras receitas. 

Em quais plantas posso usar o bokashi como adubo?

Todas! Não é a toa que ele é o queridinho por aqui, não é mesmo? Por ser um adubo orgânico, ele é recomendado para solos que já sofreram muito com o uso de aditivos químicos e agrotóxicos. Além de oferecer as plantas uma quantidade balanceada de macro e micronutrientes, garantindo uma boa nutrição.

Uma curiosidade sobre o Bokashi é que, aqui no Brasil, ele é conhecido como "fermento da vida", porque assim como um fermento, que em uma receita culinária, ajuda a crescer o alimento, ele traz vida ao solo, ajudando no crescimento das plantinhas. 

bokashi yes we grow

Bokashi Yes, We Grow 

Quando conhecemos o Bokashi, ficamos fascinados! Estávamos na busca do adubo perfeito. Depois de vários testes e experimentações, oferecemos o nosso próprio Bokashi para nossa comunidade de jardineiros. O mais completo e eficiente adubo natural com a combinação perfeita de nutrientes e microorganismos para compor, recuperar ou adubar o seu solo/substrato. É fácil de usar e perfeito para todas as plantas. Esse pózinho acinzentado é uma refeição completa para as suas plantas. 

Como usar para adubar

Alimente sua planta a cada 15 dias, misturando uma colher de sobremesa do Bokashi na terra e regando em seguida.

Como usar para recuperar uma terra velha

Depois de revirar a terra misture 1 saco de bokashi no seu vaso (um vaso médio de 25L) e regue.

Como usar para compor um substrato

Misture 1kg de bokashi (4 sacos) com 25L de substrato inerte.

como usar bokashi

Nutrição líquida 

Uma versão líquida do nosso Bokashi para mais facilidade na aplicação. Diferente da versão sólida este produto tem um caráter complementar, fornecendo nutrientes essenciais mas principalmente ajudando a disponibilizá-los para a planta. 

Dilua 5ml (uma tampinha) da sua nutrição por 1L de água e use nas regas ou via foliar. Para adubação foliar é necessário o uso de um borrifador ou pulverizador. Se optar por esse meio de aplicação certifique-se de aplicar nos dois lados da folha para maior absorção e evite usar em horários de sol direto.

Bom Cultivo!

Se tiver dúvidas ou sugestões,  pode contar conosco!

 

 

 

 

 




Artigo anterior Passo a passo de como plantar tomate cereja
Próximo Artigo Por que é importante plantar na cidade?

Comentários

Equipe Yes, We Grow - março 22, 2021

Oi, Leandro!

Nosso Bokashi é o resultado da fermentação e decomposição de mais de 500 ingredientes naturais. Um dos ingredientes do Bokashi é a farinha de osso.

Qualquer outra dúvida, conte com a gente.

Equipe Yes, We Grow - março 22, 2021

Oi, Fabiana!

Não indicamos diluir o Bokashi sólido, a forma de uso recomendada deste produto é: misture uma colher de sobremesa diretamente na terra e em seguida, realize a rega.

Já a Nutrição Básica Concentrada, indicamos que você dilua 5ml (uma tampinha) em 1L de água e use na irrigação ou por via foliar. Para uma adubação foliar eficiente é necessário o uso de um borrifador ou pulverizador.

Qualquer outra dúvida, conte com a gente.

Leandro Ricardo Gubolin - março 22, 2021

Tem farinha de osso?

Fabiana - março 22, 2021

Boa tarde!
Gostaria de saber qual a proporção de bokashi sólido posso usar para diluição e aplicação nas regas, por favor.
Quanto de bokashi eu uso para diluir em 1 litro de água.

Equipe Yes, We Grow - março 1, 2021

Oi Eduardo,

Na maior parte dos casos, o aparecimento de folhas amareladas é sinal de falta de nutrientes.

O nosso Bokashi é o produto perfeito para te ajudar com esse problema e deixar a sua planta mais forte.

De qualquer forma é sempre importante atentar-se à irrigação e à disponibilidade de sol, que podem agravar o problema da falta de nutrientes.

Se tiver mais dúvidas ou quiser mandar uma foto da sua planta pra gente, aqui estão os nossos canais de comunicação: yes@yeswegrow.com.br ou (11) 97378-5085 (Whatsapp). Vamos adorar ajudar você e a sua planta, conte com a gente :)

Equipe Yes, We Grow - março 1, 2021

Oi Maria,

Vamos te ajudar com as orientações necessárias para que você fique tranquila quanto ao uso do Bokashi.

Nosso Bokashi é o resultado da fermentação e decomposição de mais de 500 ingredientes naturais. Como você compartilhou com a gente que tem gatos em casa, um dos ingredientes do produto é a farinha de osso, ela pode atrair cães e gatos pelo seu aroma característico. Outro ingrediente da composição é a torta de mamona.

Na sua forma natural, a torta de mamona, pode apresentar riscos à saúde se for ingerido. Ela está presente no nosso Bokashi, mas depois que passa pelo processo de produção, o ingrediente se decompõe, fermenta e se incorpora na matéria orgânica do produto, reduzindo a praticamente zero o nível de toxina presente.

Como é sempre bom prevenir, temos algumas dicas para que animais não entrem em contato com o produto. Uma alternativa é não apenas depositar o produto na superfície, mas sim, enterrar o adubo, o ideal é também regar logo em seguida. Outra opção, é utilizar a versão líquida do adubo, a nossa Nutrição Básica, que tem características semelhantes, a diferença é que se incorpora mais rapidamente ao solo. Cercas, redes e telas são também ótimas alternativas para evitar o contato dos pets com o Bokashi.

Conte com a gente para esclarecer qualquer dúvida.

Equipe Yes, We Grow - março 1, 2021

Oi Vanessa,

Você não precisa ficar com medo se tem crianças e animais em casa e quer aproveitar os benefícios do nosso Bokashi.

Na sua forma natural, a torta de mamona, pode apresentar riscos à saúde se for ingerido. Ela está presente no nosso Bokashi, mas depois que passa pelo processo de produção, o ingrediente se decompõe, fermenta e se incorpora na matéria orgânica do produto, reduzindo a praticamente zero o nível de toxina presente.

Como é sempre bom prevenir, temos algumas dicas para que animais e crianças não entrem em contato com o produto. Uma alternativa é não apenas depositar o produto na superfície, mas sim, enterrar o adubo, o ideal é também regar logo em seguida. Outra opção, é utilizar a versão líquida do adubo, a nossa Nutrição Básica, que tem características semelhantes, a diferença é que se incorpora mais rapidamente ao solo. Cercas, redes e telas são ótimas alternativas para evitar o contato também.

Conte com a gente para esclarecer qualquer dúvida ou receio.

Eduardo Do Nascimento Cabral - março 1, 2021

Vou experimentar,minhas plantas estão ficando meio que amarelada eu acho que é fraqueza 🤔

Vanessa - fevereiro 26, 2021

Por que vocês não deixam explícito que tem torta de mamona, já que pode ser tóxica para animais e crianças ? Agora estou com receio de usar…

Maria - março 1, 2021

Vem com instruções de uso para quem tem gato em casa??

Deixe um comentário

Comentários serão aprovados antes da publicação

* Campos obrigatórios