vá para conteúdo
Sol
Squiggly
rúcula

Guia detalhado de como plantar rúcula

Já imaginou ter folhas frescas de rúcula crescendo sem parar na sua casa? Não precisa só sonhar, pegue as sementes e comece a cultivar agora mesmo! Essa planta cresce com muita facilidade e rapidez. Em pouco tempo, você já poderá fazer sua primeira colheita. Acompanhe o nosso guia detalhado de como plantar rúcula e deixe que essas folhas picantes entrem na sua vida!

Como germinar

Pode ser germinado no local definitivo ou para transplante. Coloque de duas a três sementes, em uma profundidade de aproximadamente 0,5 cm e cubra com terra. Mantendo a terra úmida, em 7 dias, elas devem brotar.

Como preparar o vaso

Sua rúcula vai precisar de uma terra vegetal rica em matéria orgânica e com boa drenagem. Prepare um substrato adequado ou aproveite nosso Mix de Plantio orgânico. É importante utilizar um vaso com furos ou sistema de drenagem.

Como plantar

Quando o pé de rúcula apresentar três pares de folhas, selecione as melhores mudas e transplante para o local desejado. Se já estiverem no local definitivo, certifique-se de que não haja competição entre duas mudas que brotaram no mesmo local, removendo uma delas se for necessário.

Qual a melhor época para plantar?

É uma planta muito versátil, podendo ser cultivada o ano todo. Se for plantar no verão, considere deixar a planta em um lugar sombreado, já que o calor excessivo pode prejudicar a rúcula, especialmente as mudinhas.

De que tamanho minha planta vai ficar?

Normalmente, a rúcula não passa dos 20 cm. Isso porque se for deixada muito tempo na terra e crescer demais, as folhas ficam muito amargas e duras, perdendo o valor gastronômico. 

Posso plantar em vasos?

Perfeitamente! Qualquer recipiente que tenha, pelo menos 15cm de profundidade, vai servir. Para fazer uma linda fileira de rúculas, recomendamos vasos mais compridos, estilo jardineira. Dedique um vaso inteiro ou cultive junto com outras plantas, você decide!

Necessidade de Sol

Nem muito, nem pouco. É recomendado que a rúcula tenha, ao menos, 6 horas de Sol diárias, para se desenvolver plenamente. Outra opção interessante, é cultivar dentro de casa com luz artificial.

E se eu plantar direto na horta?

Por ser uma hortaliça de pequeno porte e possuir um ciclo de vida rápido, a rúcula é ideal para preencher espaços vazios da sua horta. Tenha em mente, que se ela ficar muito espremida, não vai crescer muito. Considere um espaço mínimo de 15cm de diâmetro.

Como irrigar

Regue o solo ao redor da planta e evite jogar água sobre ela. É importante manter o substrato sempre úmido, evitando que esteja seco ou encharcado. A freqüência da rega pode variar de acordo com o clima e a drenagem do seu vaso/horta.

Como faço para adubar?

Os nutrientes da terra são importantíssimos para o desenvolvimento da rúcula. Recomendamos adubação semanal para manter o solo sempre fértil. Confira os nossos produtos de Nutrição Básica e Estimulante Yes, We Grow.

Quando começo colher?

Não existe regra, vai da sua preferência. As primeiras folhas que nascem, já são perfeitamente comestíveis, mas vale a pena esperar, pelo menos 40 dias, para que fiquem maiores e mais saborosas.

Como devo colher?

Com as mãos ou com uma tesoura de poda, faça a colheita das folhas mais externas, deixando que 4-5 folhas menores continuem crescendo. Desse modo, você permite que a rúcula consiga rebrotar, estendendo o período da colheita por meses.

Tenho que podar?

Não é necessário. Nessa planta, a colheita faz o papel da poda, permitindo que folhas mais jovens possam se desenvolver e outras novas possam brotar. Vale a pena retirar as plantas espontâneas que estiverem competindo com a sua rúcula.

Quais outras plantas posso colocar no mesmo vaso?

A rúcula se desenvolve muito bem com outras verduras folhosas, especialmente com alfaces. Que tal separar um vaso grande para plantar uma salada verde completa? Não deixe de convidar as vagens e leguminosas para o canteiro, pois elas ajudam a fertilizar o solo.

Quais as pragas e doenças mais comuns?

Mantendo uma boa nutrição e irrigação constante, a maior parte dos problemas serão evitados. Quando há desequilíbrio no sistema, as plantas ficam vulneráveis às lagartas e pulgões, principalmente nos primeiros dias de vida.

Como posso combater as pragas?

Alguns problemas da horta são naturais (clima e temperatura) e outros são estruturais (ambiente, logística e infraestrutura). Se esses problemas forem difíceis de superar e suas plantas estiverem sendo atacadas por pragas, é interessante pensar em adotar algumas medidas de prevenção e controle para continuar cultivando.

A principal medida, que ajuda todo tipo de horta, é diversificar o cultivo. Encontre novas variedades de plantas e acrescente na sua horta: cebola, alho, manjericão, coentro, alecrim, citronela e hortelã são repelentes naturais para a maioria das pragas. Então, considere ter sempre alguns plantados por perto. Outra opção interessante, é utilizar algum tipo de repelente natural. 

Se o seu problema for com fungos, provavelmente, existe um desequilíbrio na umidade. Os fungos se proliferam quando o ambiente das plantas está muito quente e úmido. Evite regar nas épocas mais chuvosas e deixe suas plantas em locais arejados. É recomendável podar as primeiras folhas que apresentarem a doença, para que não se espalhe.

Quanto tempo dura um pé de rúcula?

Tendo em vista que esta planta pode rebrotar algumas vezes, o tempo pode vai variar. Normalmente, a rúcula pode ser bem aproveitada por cerca de quatro meses, até que entra no período de floração e sua produção começa a piorar em quantidade e qualidade. Quando essa piora for perceptível, considere plantar outra muda para recomeçar o ciclo. Experimente na sua casa e nos diga quanto tempo durou a sua rúcula.

Como posso reproduzir minha rúcula?

Quando sua rúcula entrar no período de floração, o que ocorre naturalmente, ela irá começar a produzir sementes. Normalmente, uma única rúcula gera centenas de sementes que podem ser facilmente germinadas. O ciclo se recomeça!

Ciclo Fenológico

  • Fase de germinação: 7 dias

Sua semente irá germinar e se transformar em uma muda em 7 dias.

  • Fase de crescimento: 20 dias

As folhas vão crescendo e o pé de rúcula tomando forma.

  • Fase de produção: 40 dias

As folhas externas já estarão grandes. Se quiser, já pode colher algumas. 

  • Fase de colheita: 60 dias

A rúcula já está no tamanho ideal, hora da colheita!

  • Fase de rebrota: 90 dias

Algumas folhas irão rebrotar para uma nova colheita.

Conforme as sementes se desenvolvem, a planta irá secar e morrer. Utilize as sementes para recomeçar o ciclo.

Fatos Científicos

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Família: Brassicaceae

Gênero: Eruca

Bom cultivo! 

Se tiver dúvidas ou sugestões, pode contar conosco!




Artigo anterior Passo a passo de como plantar capuchinha
Próximo Artigo Passo a passo de como plantar alface

Deixe um comentário

Comentários serão aprovados antes da publicação

* Campos obrigatórios