vá para conteúdo
Sol
Squiggly
Como plantar salsinha

Como plantar salsinha

Salsa ou salsinha? Independente do nome, a salsa tem um poder culinário indescritível, realçando sabores e transformando receitas. Essa planta aromática não pode faltar na sua cozinha. Aprenda como plantar salsa, de modo prático e simples. Seguindo essas dicas, você vai ter uma produção constante de salsa fresca dentro da sua casa.

Como germinar

É melhor germinar no local definitivo, pois a salsinha não suporta muito bem o transplante. Espalhe as sementes de modo disperso por toda a superfície disponível e depois cubra com uma camada fina de terra. O tempo de germinação é muito lento, então recomendamos deixar as sementes em água morna por 24h antes de plantar.

Como preparar o vaso

A salsinha vai se desenvolver melhor em uma terra fértil, com boa drenagem e disponibilidade de matéria orgânica. Prepare um substrato adequado ou aproveite nosso Mix de Plantio orgânico. É importante utilizar um vaso com furos ou sistema de drenagem.

Como plantar

Depois da germinação, é importante observar o crescimento das mudas e evitar que exista uma competição muito grande entre elas. Retire as plantas que não estão se desenvolvendo bem, para que as outras tenham mais espaço para crescer.

Qual a melhor época para plantar?

A salsinha é muito versátil e se adapta às variações climáticas. Plante durante todo o ano, para ter sempre tempero fresco na sua horta. Se o inverno for muito extremo na sua região, evite cultivar nessa época.

De que tamanho minha planta vai ficar?

A salsinha tem crescimento vertical e sem muitas ramificações laterais. Normalmente, essa planta chega a atingir os 20-30 cm de altura. 

Posso plantar em vasos?

Sim, a salsinha cresce muito bem em vasos. Qualquer recipiente que tenha, pelo menos 15cm de profundidade, vai servir. Se você optar por um vaso maior, poderá cultivar junto com outros temperos e hortaliças.

Necessidade de Sol

A salsa pode se adaptar à diferentes níveis de luz, mas no geral não necessita de muito Sol. Recomendamos o mínimo de 4h de luz, por dia, para que ela possa se desenvolver bem. É facilmente cultivada dentro de casa, onde existir algum nível de luminosidade.

E se eu plantar direto na horta?

Como a salsinha cresce mais verticalmente, ela não vai tomar muito espaço da sua horta. Sendo uma ótima opção para cultivar nos intervalos de outros vegetais. Qualquer espacinho, com mais de 10cm de diâmetro, vai servir.

Como irrigar

Regue o solo ao redor da planta e evite jogar água sobre ela. É importante manter o substrato sempre úmido, evitando que esteja seco ou encharcado. A freqüência da rega pode variar, de acordo com o clima e a drenagem do seu vaso/horta.

Como faço para adubar?

Essa planta cresce com facilidade até em solos menos férteis, dispensando uma adubação constante. Embora não seja fundamental, recomendamos a aplicação mensal de algum tipo de adubo. Confira os nossos produtos de Nutrição Básica e Estimulante Yes, We Grow.

Quando começo colher?

Você poderá começar a colher quando a salsinha estiver minimamente desenvolvida, o que ocorre, aproximadamente, dois meses após o plantio, quando ela atinge os 15 cm. Por se tratar de uma colheita contínua, não existe um momento exato para realizá-la.

Como devo colher?

Utilize uma tesoura de poda para cortar os ramos mais altos. Para que a planta possa rebrotar, realize o corte a 2 dedos do solo. Evite retirar mais do que um terço das folhas, para não enfraquecer muito a salsa e permitir que ela sobreviva a várias colheitas.

Tenho que podar?

Não é necessário. Nessa planta, a colheita faz o papel da poda, permitindo que folhas mais jovens possam se desenvolver e outras novas possam brotar. Entretanto, o que vale a pena fazer é retirar as plantas espontâneas que estejam competindo com a sua salsa.

Quais outras plantas posso colocar no mesmo vaso?

Se tiver espaço, não hesite em cultivar junto com outras hortaliças. A salsinha cresce especialmente bem com tomates, aspargos ou roseiras. Por outro lado, ela não se dá muito bem com as verduras folhosas (alface e rúcula por exemplo). Então, evite plantar no mesmo vaso.

Quais as pragas e doenças mais comuns?

Mantendo uma boa nutrição e irrigação constante, a maior parte dos problemas serão evitados. A salsa é bem resistente, porém, quando há desequilíbrio no sistema, pode ser afetada por fungos ou pragas como pulgões, cochonilhas e lagartas.

Como posso combater as pragas?

Alguns problemas da horta são naturais (clima e temperatura) e outros são estruturais (ambiente, logística e infraestrutura). Se esses problemas forem difíceis de superar e suas plantas estiverem sendo atacadas por pragas, é possível pensar em adotar algumas medidas de prevenção e controle para continuar cultivando.

A principal medida, que ajuda todo tipo de horta, é diversificar o cultivo. Encontre novas variedades de plantas e acrescente na sua horta: cebola, alho, manjericão, alecrim, citronela e hortelã são repelentes naturais para a maioria das pragas. Então, considere ter sempre alguns plantados por perto. Outra opção interessante é utilizar algum tipo de repelente natural. 

Se o seu problema for com fungos, provavelmente existe um desequilíbrio na umidade. Os fungos se proliferam quando o ambiente das plantas está muito quente e úmido. Evite regar nas épocas mais chuvosas e deixe suas plantas em locais arejados. Também é recomendável podar as primeiras folhas que apresentarem a doença, para que não se espalhe.

Quanto tempo dura a salsa?

A salsa é uma planta bienal, ou seja, seu ciclo de vida completo dura cerca de dois anos. Normalmente, o primeiro ano é marcado pela produção de folhas e o segundo pelo período de floração. Quando a salsa começa a florir, a produção de folhas começa a cair em quantidade e qualidade. Por isso, alguns agricultores, que desejam utilizar a salsa como tempero, optam por retardar esse processo. Por outro lado, é na época de floração que a salsa produz suas sementes, sendo um momento essencial na propagação (reprodução) dessa planta aromática. 

Recomendamos que você conheça o ciclo completo dessa planta, utilizando as folhas para cozinhar e as sementes para germinar. Experimente na sua casa e nos diga quanto tempo durou a sua salsa!

Como posso reproduzir minha salsa?

Deixe que a salsinha entre na época de floração e produza sementes. Não é necessário realizar nenhum tipo de manejo, pois esse processo ocorre naturalmente no segundo ano de vida da sua planta. Depois que as sementes se formarem, espere que fiquem secas e amareladas antes de colher. Quando isso acontecer, elas já podem ser aproveitadas para germinação, é o começo de um novo ciclo.

Ciclo Fenológico

  • Fase de germinação: 14 dias

A germinação da salsa é super lenta, começando a ocorrer a partir do 14˚ dia.

  • Fase de crescimento: 40 dias

Os ramos vão se alongando e mais folhas aparecem.

  • Fase de produção: 60 dias

A planta já estará com cerca de 15 cm e os primeiros ramos podem ser colhidos.

  • Fase de colheita: 90 dias
  • A partir deste momento já é possível colher semanalmente ou conforme sua necessidade!

    • Fase de rebrote: 120 dias

    A salsa  irá rebrotar. E você poderá continuar aproveitando a colheita!

    Fatos Científicos

    Reino: Plantae

    Divisão: Magnoliophyta

    Classe: Magnoliopsida

    Família: Apiaceae

    Gênero: Petroselinum

    Bom Cultivo!

    Se tiver dúvidas ou sugestões, pode contar conosco!

    Artigo anterior Como plantar cebolinha, nirá e alho-poró
    Próximo Artigo Passo a passo de como plantar tomate cereja

    Comentários

    Equipe Yes, We Grow - agosto 28, 2020

    Olá, Lourdes. Tudo bem?

    Vasos e caixas são uma ótima alternativa para otimizar espaços na cidade! Que horta incrível que você já tem por ai, ein?

    Postamos essa semana um guia detalhado de como plantar couve! Segue link:

    https://yeswegrow.com.br/blogs/news/como-plantar-couve

    Qualquer dúvida, pode contar conosco! Bom cultivo!

    LOurdes - agosto 28, 2020

    Muito boa esta explicação. Aprendi muita coisa que não tinha conhecimento para o cultivo da salsinha. Meu quintal e todo calçado mas mesmo assim tenho caixas ou vasos onde planto salsa, cebolinha, alho poro, manjericão, alface,beterraba, agrião, menta, hortelã. Fiz um suporte de eucalipto tratado e pus caixas de plástico onde planto minhas hortaliças. É muito bom colher as hortalicas que plantamos. Obrigada pelas orientações. Só não tenho muita sorte com couve. Gostaria que me orientassem como cultivá-las.

    Deixe um comentário

    Comentários serão aprovados antes da publicação

    * Campos obrigatórios