vá para conteúdo
Guia detalhado de como plantar coentro

Guia detalhado de como plantar coentro

Essa planta ancestral é muito poderosa e já foi utilizada das mais diversas maneiras: alimento, tempero, remédio e até mesmo em rituais antigos de mumificação. Aqui no Brasil, o coentro é um tempero essencial para diversas receitas, como moquecas, caldos, ensopados, carnes e peixes. Além de ter um sabor único, o coentro tem muitas propriedades medicinais. Não é a toa que essa planta está presente nas hortas e quintais de tantas pessoas. Se você é da turma que não vive sem coentro, acompanhe esse guia de como plantar na sua casa. É fácil e divertido!

Como germinar

É melhor germinar no local definitivo pois o coentro não suporta muito bem o transplante. Espalhe as sementes de modo disperso, por toda a superfície disponível e depois cubra com uma camada fina de terra. Mantendo o local úmido, elas devem começar a brotar em 7 dias.

Como preparar o vaso

O coentro precisa de uma terra com boa drenagem e disponibilidade de matéria orgânica para crescer bem. Prepare um substrato adequado ou aproveite nosso Mix de Plantio. É importante utilizar um vaso com furos ou sistema de drenagem.

Como plantar

Depois de germinar, é importante observar o crescimento das mudas e ver se existe competição entre elas. Se duas ou mais brotaram no mesmo local, vale a pena remover ou transplantar as menos desenvolvidas.

Qual a melhor época para plantar?

Por mais que seja uma planta versátil e bem adaptada às variações climáticas, o coentro pode sofrer um pouco com o frio. Se o inverno for muito rigoroso na sua região, evite cultivar nessa época.

De que tamanho minha planta vai ficar?

O coentro tem crescimento vertical e sem muitas ramificações. Normalmente essa planta chega a atingir entre 30 e 40 cm de altura. 

Posso plantar em vasos?

Sim, o coentro cresce muito bem em vasos. Qualquer recipiente que tenha pelo menos 15cm de profundidade vai servir. Se você optar por um vaso maior, poderá cultivar junto com outros temperos e hortaliças.

Necessidade de sol

Essa planta vai crescer muito melhor se tiver bastante sol. Escolha um local bem iluminado, para que ela receba pelo menos 8h de luminosidade por dia.

E se eu plantar direto na horta?

Essa opção também é super viável. Por ser um forte inseticida natural, o coentro é muito utilizado para auxiliar outras hortaliças. Diversos agricultores utilizam essa técnica para criar um sistema de proteção contra pragas e doenças.

Como irrigar

O coentro precisa de bastante água nos primeiros dias de vida, mas conforme for crescendo, essa necessidade diminui e as regas devem ser menos frequentes. Regue o solo ao redor da planta e evite jogar água sobre ela.

Como faço para adubar?

Essa planta é especialmente adaptada aos solos menos férteis, dispensando uma adubação constante. Mesmo assim, a aplicação mensal de algum tipo de fertilizante vai ajudar o coentro a crescer. Confira os nossos produtos de nutrição.

Quando começo colher?

Não existe momento exato para a colheita. É importante esperar para que a planta esteja minimamente desenvolvida, o que ocorre, aproximadamente, um mês após o plantio.

Como devo colher?

Com uma tesoura de poda ou com as mãos, faça a colheita das folhas ou retire um pedaço do caule. Evite retirar mais do que um terço das folhas, para não enfraquecer muito a sua planta e permitir que ela sobreviva a várias colheitas.

Tenho que podar?

Não é necessário. Nessa planta, a colheita faz o papel da poda, permitindo que folhas mais jovens possam se desenvolver e outras novas possam brotar. Vale a pena retirar as plantas espontâneas que estejam competindo com seu coentro.

Quais outras plantas posso colocar no mesmo vaso?

Por ser um poderoso repelente natural, o coentro vai ajudar a maioria das hortaliças a crescerem livres de pragas. Para aproveitar melhor os espaços, recomendamos plantar junto com os vegetais de raízes - cenoura, batata, beterraba, cebola ou alho.

Quais as pragas e doenças mais comuns?

Além de ser rústico e resistente, o coentro é um forte inseticida natural. Os casos de pragas ou doenças são raríssimos ao cultivar essa planta.

Quanto tempo dura um coentro?

Considerando que esta planta irá rebrotar várias vezes, o tempo de vida do coentro pode variar. Normalmente, o coentro pode ser bem aproveitado por 4-8 meses, até que começar a florir e a produção de folhas cair em quantidade e qualidade. Por outro lado, quando o coentro entra na época de floração, ele produzirá sementes, que também são aproveitadas como tempero em diversas receitas.

Recomendamos que você aproveite o ciclo completo dessa planta, utilizando as folhas e sementes para cozinhar. Experimente na sua casa e nos diga quanto tempo durou o seu coentro!

Como posso reproduzir meu coentro?

Deixe que o coentro entre na época de floração, o que ocorre naturalmente, para que produza sementes. Quando essas sementes estiverem secas e amareladas já podem ser aproveitadas para germinação. É o começo de um novo ciclo.

Ciclo Fenológico

  • Germinação: 7 dias

Sua semente irá germinar e se transformar em uma muda em, aproximadamente, uma semana.

  • Crescimento (vegetativa): 20 dias

Os ramos vão se alongando e mais folhas começam a aparecer.

  • Produção: 30 dias

O coentro já está bonito e cheiroso, algumas folhas e ramos já podem ser colhidos.

  • Colheita: 60 dias

A partir deste momento é possível colher semanalmente ou conforme sua necessidade!

  • Rebrote: constante

Quando realizamos a colheita de forma adequada, os ramos rebrotam constantemente e podem ser colhidos novamente

  • Floração: 4 a 8 meses (relativo)

Varia com o clima e época do ano. Começam a surgir lindas flores que darão origem às sementes. 

  • Final do Ciclo: 8 a 12 meses (relativo)

Conforme as sementes se desenvolvem, a planta vai secar e morrer. Utilize as sementes para recomeçar o ciclo.

Classificação Científica

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Família: Apiaceae

Gênero: Coriandrum

 

Bom Cultivo!

Se tiver dúvidas ou sugestões, pode contar conosco!

Artigo anterior Passo a passo de como plantar coentro em casa
Próximo Artigo Quer começar uma horta e não sabe como? Confira nosso guia de cultivo

Deixe um comentário

Comentários serão aprovados antes da publicação

* Campos obrigatórios