vá para conteúdo
capuchinha

Passo a passo de como plantar capuchinha

Cada dia que passa, a capuchinha se torna mais querida entre os amantes de plantas. Rápido crescimento, resistência, facilidade no cultivo, propriedades medicinais, repelente natural, flores lindas e sabor surpreendente, fazem dela um item indispensável na sua horta. Aprenda a cultivar em casa e aproveite os inúmeros benefícios dessa planta ornamental e gastronômica.

Como germinar

Pode ser germinada no local definitivo ou para transplante. Em local definitivo, coloque de três a cinco sementes em uma profundidade de 1cm e cubra com terra. Mantendo o substrato úmido, elas devem começar a brotar em uma semana.

Como preparar o vaso

Escolha um vaso com furos ou sistema de drenagem e complete com um substrato. Prepare o seu, ou aproveite nosso Mix de Plantio orgânico.

Como plantar

Quando ela apresentar de 4 a 5 folhas, selecione as melhores mudas e transplante para o local desejado. Se já estiverem no local definitivo, certifique-se de que não haja competição entre duas mudas que brotaram no mesmo local, removendo uma delas se for necessário. 

Qual a melhor época para plantar?

Em países tropicais, como o nosso, pode ser plantada em qualquer época do ano. As flores, que são lindas e deliciosas, vão se desenvolver melhor durante a primavera.

De que tamanho minha planta vai ficar?

Ela é praticamente rastejante e vai se espalhar bastante de forma lateral, podendo ocupar uma área de 1m de diâmetro. Por mais que o crescimento vertical seja fraco, é possível incentivá-lo utilizando estacas e treliças.

Posso plantar em vasos?

Sim, utilize recipientes, de pelo menos 15cm de profundidade, para garantir um bom enraizamento. Vasos ou cestas pendentes são uma excelente ideia pois permitem que a planta se espalhe e transborde para todos os lados.

Necessidade de Sol

Se adapta facilmente à qualquer disponibilidade de luz, podendo ser cultivada até mesmo dentro de casa. Recomendamos de 4 a 8 horas de Sol, por dia, para que a planta se desenvolva com saúde. Porém, ela irá florescer em locais bem iluminados.

E se eu plantar direto na horta?

É uma excelente opção! Considere no seu planejamento, um espaço, mínimo de 60 cm de diâmetro, para que ela possa se espalhar de forma lateral. Por ter propriedades repelentes, a capuchinha é muito boa para auxiliar no controle de pragas.

Como irrigar

Regue o solo ao redor da planta e evite jogar água sobre ela. É importante manter o substrato sempre úmido, evitando que esteja seco ou encharcado. A freqüência da rega pode variar de acordo com o clima e a drenagem do seu vaso/horta.

Como faço para adubar?

Sua capuchinha se desenvolverá melhor onde houver boa disponibilidade de nutrientes. Para garantir que o seu substrato atenda as necessidades da planta, recomendamos adubação semanal. Confira os nossos produtos de Nutrição Básica e Estimulante Yes, We Grow.

Quando começo colher?

A colheita é parcial e contínua, ou seja, folhas, flores e frutos vão sendo utilizadas conforme a planta for crescendo. Para não comprometer o desenvolvimento da planta, comece a colheita somente após o segundo mês.

Como devo colher?

Selecione as maiores folhas e faça a colheita rente ao caule principal, evitando retirar mais do que ⅓ das folhas disponíveis. No caso das flores, é importante esperar até que estejam completamente abertas para colher. Os frutos são colhidos quando ainda estão verdes.

Tenho que podar?

Com exceção das folhas secas e danificadas, não é necessário. Nessa planta, a colheita faz o papel da poda, permitindo que folhas mais jovens possam se desenvolver e outras novas possam brotar. 

Quais outras plantas posso colocar no mesmo vaso?

Por ser um inseticida natural, ela vai ajudar todas as plantas que estiverem por perto. A capuchinha se dá muito bem com as verduras folhosas, em especial repolho e couve.

Quais as pragas e doenças mais comuns?

Mantendo uma boa nutrição e irrigação constante, a maior parte dos problemas serão evitados. Essa planta é extremamente resistente, sendo raríssimos os casos de pragas e doenças.

Como posso combater as pragas?

Alguns problemas da horta são naturais (clima e temperatura) e outros são estruturais (ambiente, logística e infraestrutura). Se esses problemas forem difíceis de superar e suas plantas estiverem sendo atacadas por pragas, é possível pensar em adotar algumas medidas de prevenção e controle para continuar cultivando.

A principal medida, que ajuda todo tipo de horta, é diversificar o cultivo. Encontre novas variedades de plantas e acrescente na sua horta: cebola, alho, manjericão, coentro, alecrim, citronela e hortelã, são repelentes naturais para a maioria das pragas. Então, considere ter sempre alguns plantados por perto. Outra opção interessante é utilizar algum tipo de repelente natural. 

Se o seu problema for com fungos, provavelmente, existe um desequilíbrio na umidade. Os fungos se proliferam quando o ambiente das plantas está muito quente e úmido. Evite regar nas épocas mais chuvosas e deixe suas plantas em locais arejados. Também é recomendável podar as primeiras folhas que apresentarem a doença para que não se espalhe.

Quanto tempo dura um pé de capuchinha?

A capuchinha é uma planta anual, o que significa que vai crescer, florescer e se reproduzir em cerca de um ano. No final deste ciclo, a planta morre, mas existem técnicas de reprodução que permitem um cultivo contínuo.

Como posso reproduzir a capuchinha?

Pode ser feito por meio de sementes, estacas ou separação de touceiras. Para obter sementes, é necessário deixar que a planta entre no período de floração, o que ocorre naturalmente. As sementes podem ser germinadas diretamente na terra, para produção de novas mudas. O método da estaquia consiste em retirar um pedaço de 10-15cm do caule principal de uma planta desenvolvida e enterrar aproximadamente ⅔ dele em solo úmido para enraizamento. A divisão das touceiras pode ser realizada, quando novos ramos brotarem no solo, próximos ao caule principal. Utilize uma pá de jardinagem para separar essa “nova muda” e transplantar em outro lugar. Todos os métodos são simples e eficientes para que você tenha sempre capuchinhas plantadas em casa.

Ciclo Fenológico

  • Fase de Germinação: 7 dias

Sua semente irá germinar e se transformar em uma muda.

  • Fase de Crescimento: 30 dias 

Nesta fase, a muda irá se desenvolver e espalhar as ramas lateralmente.

  • Fase de Colheita: 60 dias 

A capuchinha já está grande e pode começar a ser colhida.

  • Fase de Produção: 80 dias

Conforme a planta for crescendo, a colheita pode ser mais frequente.

  • Fase de Floração: 90 dias

A floração começa a partir do terceiro mês, podendo variar de acordo com a estação do ano.

  • Final do Ciclo: 1 ano

Sua planta já cresceu, floresceu e produziu sementes. Utilize alguma das técnicas reprodutivas para recomeçar o ciclo.

Fatos Científicos

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Família: Tropaeolaceae

Gênero: Tropaeolum

Bom Cultivo!

Se tiver dúvidas ou sugestões, pode contar conosco!

Artigo anterior Como plantar couve
Próximo Artigo Guia detalhado de como plantar rúcula

Deixe um comentário

Comentários serão aprovados antes da publicação

* Campos obrigatórios