vá para conteúdo
buganvília

Buganvília: como ter a sua própria primavera em casa!

Você sabia que tem como você ter a sua própria primavera? Conhecida também por buganvília, a planta que leva o nome dessa estação é nativa do sul do Brasil. Você provavelmente já deve ter visto esse arbusto trepador por aí. Quando o inverno se despede e dá espaço para a estação mais florida do ano, está na hora das primaveras se encontrarem colorindo nossas ruas e casas. 

E não somos os únicos que admiramos essa planta florífera. Em 1790, o francês Louis Antoine Bougainville, em uma viagem ao Brasil, ficou apaixonado pela nossa primavera e a levou para Paris, fazendo assim com que uma das espécies  herdasse seu nome, Bougainvillea spectabilis. Era comum à época, na Europa, um comércio intenso de plantas exóticas. 

Violeta, branca, vermelha ou alaranjada, existem várias variedades de cores de buganvília. Uma curiosidade é que o que achamos que são as flores são, na verdade, folhas modificadas, as chamadas brácteas, que envolvem então as pequenas flores amareladas ou creme que ficam na pontinha dos ramos. 

buganvília

Como plantar 

Um dos primeiros passos antes de começar o plantio da primavera é decidir onde você vai plantar. A buganvília pode ser cultivada tanto como trepadeira, quanto como arbusto em vasos. 

Se você quiser que a buganvília escale uma parede, você precisa plantar ela perto da parede escolhida. Uma dica importante: a buganvília precisa ser treinada para que ela consiga cobrir paredes, cercas ou onde preferir. Para que ela cresça verticalmente, é interessante pensar em uma estrutura com arames. Enrole os galhos da primavera nos suportes de orientação e ajuste conforme o crescimento da planta. 

Agora, se preferir plantar em vaso, escolha um que tenha muitos furos de drenagem, pois a primavera odeia ficar encharcada. 

Sol

A primavera é uma planta de sol pleno, isso significa que ela precisa estar em algum lugar onde bata luz diretamente sobre ela. 

Solo e vaso 

A primavera precisa de um solo misto e costuma crescer bastante! Então, o ideal é plantá-la em vasos grandes com substratos equilibrados para que ela consiga se desenvolver bem e não sofra com falta de espaço. 

O nosso Mix de Plantio é um ótimo exemplo de substrato equilibrado. Pra chegar na mistura ideal, a gente testou muita coisa e descobriu a proporção perfeita entre turfa, perlita e Bokashi que todas as plantinhas amam. Leve, limpo, solto e cheio de nutrientes, ele chegou para simplificar o cultivo urbano. Esperamos que te ajude a plantar na sua casa!

Rega

Mantenha o solo úmido, mas nunca encharcado Uma dica para saber se você precisa regar, é colocar o dedo no solo para sentir a umidade da terra. Se já está seca, está na hora de regar. 

No inverno, as regas começam a ser mais espaçadas. E durante os meses mais quentes do ano, você pode borrifar água nas folhas da primavera.

Multiplicação

Você tem como plantar a primavera atrás de sementes, mas o modo mais rápido é por estacas. Você vai ter que fazer uma estaca da planta mãe de uns 7cm de comprimento dos ramos mais jovens, durante o verão. Se for fazer no inverno, precisam ser feitas a partir dos ramos mais maduros com 15cm de comprimento. 

Confira aqui o nosso passo a passo de como fazer mudas de plantas.

Como podar

A primavera deve ser podada a cada três meses. Quando você for poder, é interessante que você aproveite para remover galhos e folhas secas e mortas da planta e assim que as flores desaparecem, remova as pontas dos galhos, para que o esforço que a planta faria para removê-las possa ser aproveitado de outra forma.

Bom cultivo, qualquer coisa é só chamar a gente, estamos à disposição! 

Hey, ho! Let’s Grow!

 

Artigo anterior Plante com a Yes, We Grow na primavera: Projeto Horta
Próximo Artigo Terra, solo e substrato: tudo que você precisa saber para melhorar o seu cultivo caseiro!

Deixe um comentário

Comentários serão aprovados antes da publicação

* Campos obrigatórios