vá para conteúdo
Brotos: comida viva

Brotos: comida viva

Nas pequenas hastes, eles oferecem o que há de melhor para nosso organismo funcionar direitinho e se proteger contra inúmeras doenças crônicas e associadas ao envelhecimento. A verdade é que os brotos nada mais são do que um estágio avançado de germinação das sementes, também conhecidos como "comida viva." 

Eles ganharam esse nome porque são itens biogênicos, ou seja, que expandem e geram vida. Todo o processo de criação dos brotos começa com um banho de água que desperta as sementes, até incharem e as cascas serem rompidas, revelando uma pontinha de raiz que vai dar vida ao novos brotinhos.

O gestor ambiental Guilherme Reis Ranieri, especialista em etnobotânica de plantas alimentícias de São Paulo, explica que o mais legal é que esse banho estimula os nutrientes das sementes e ativa o metabolismo da planta, aumentando a concentração de fibras, proteína, minerais, vitaminas e antioxidantes. Para o médico Alberto Gonzalez, do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP), o consumo diário desses alimentos deveria ser até estratégia de saúde pública.

Essas e mais informações super interessantes sobre essas plantas pequenininhas mas cheeeias de nutrientes, você pode conferir na matéria da revista Veja Saúde sobre os benefícios e modos de usos dos brotos. Na reportagem, o nosso Kit Brotos foi indicado como opção fácil para começar a plantar em casa. 

Eles ainda não são tão conhecidos aqui no Brasil, mas não se deixe levar pelo tamanho, brotos são plantas comestíveis altamente nutritivas, de fácil digestão e poucas calorias. Não é a toa que eles já fazem parte da culinária chinesa há mais de 5 mil anos! 

E a parte que mais gostamos? Você pode cultivar brotos em qualquer cantinho da sua casa, em qualquer época do ano,de forma prática e divertida com o Kit Brotos! São sete sabores para você dar um toque especial nas suas receitas.

Bom cultivo! Se tiver alguma dúvida, pode contar com a gente! 

brotos





Próximo Artigo Plante com a Yes, We Grow na primavera: Projeto Horta

Deixe um comentário

Comentários serão aprovados antes da publicação

* Campos obrigatórios